Próteses

Próteses Dentárias

É a área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.
A melhor prótese é aquela que atende às necessidades do paciente, por isso, é imprescindível um estudo detalhado de cada caso, antes de se fazer a escolha

Mesmo a colocação de uma prótese unitária é fundamental para manter o equilíbrio do sistema de forças entre os dentes e evitar que eles se movimentem e migrem para compensar a perda.

 

As próteses dentárias podem influenciar em três importantes fatores:

Mastigação: a mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente.

Estética: é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior.

Dicção: sem dúvida, a fala se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.

 

Tipos de Próteses

Existem basicamente dois tipos, que podem ser indicados para perdas parciais ou total dos dentes.

Prótese removível: o paciente tem a opção de retirar a prótese para higienização.

Prótese fixa: uma estrutura é fixada ou encaixada em implantes ou dentes naturais.